Em Destaque

 

» QUINTA DAS VIEIRAS | Quintas para Casamentos em Torres Novas

 

 

QUINTA DAS VIEIRAS
---------------------------
Morada: Avenida Manuel de Figueiredo, 100 • 2350-771 Torres Novas - Santarém
GPS: 39.481190,-8.545408
Telemóvel: 916 763 591 / 916 027 911
Email: geral.quintadasvieiras@gmail.com

Facebook

 



Nas suas pedras conserva-se o saber de gerações. As quintas viram nascer, crescer e morrer senhores da terra e camponeses. Conhecem o rodar do tempo, os longos dias ensolarados dos meses quentes e as frias e tempestuosas noites de inverno. Um saber que se respira quando se transpõem os portões ladeados de muros altos para preservar e individualizar um espaço que só aos seus proprietários pertence.

A Quinta das Vieiras, a escassas centenas de metros do centro histórico de Torres Novas, insere-se neste quadro. Artur Gonçalves dedica-lhe algumas páginas de um dos seus livros. Segundo este historiador torrejano, os primeiros registos da Quinta remontam a 1715.
Foi pertença de várias famílias que a deixaram por herança a filhos e netos. No início deste século Cesário Pedro Trincão, que vivia nas Lapas (aldeia próxima), adquiriu a Quinta das Vieiras e há quatro gerações que esta família a mantém. José Luís Trincão Clara, neto de Cesário Pedro Trincão, cuidou dela como nunca e transformou a Quinta das Vieiras num pequeno paraíso com quatro hectares.
Tirou partido da situação privilegiada da Quinta, situada na margem direita do rio Almonda. Soube usar essa riqueza natural e todos os recantos foram primorosamente cuidados. As pequenas matas dispostas em socalcos e atapetadas de musgo, o cuidado minucioso das flores raras, a espessa e verde cortina de altos choupos, intransponíveis ao ruído da civilização, confere-lhe um surpreendente ambiente de quietude.
No início de 1998, José Luís Trincão Clara criou com as suas filhas a Sociedade Agrícola e de Investimentos Turísticos – RIBAMONDA – e a Quinta das Vieiras foi aberta ao turismo.

Novos investimentos foram executados. Um salão de festas, com capacidade para 600 pessoas, construído em anfiteatro, substituiu antigas instalações agrícolas.
Nos patamares, outrora cultivados com produtos hortícolas, foi plantada relva e algumas árvores para sombrear. Criou-se espaço para 200 automóveis poderem estacionar.
Outros equipamentos turísticos, como piscina e courts de ténis, estão igualmente ao dispor dos visitantes. E, dentro em breve, irão surgir apartamentos que permitirão aos visitantes passar dias inesquecíveis na Quinta das Vieiras.

Mas há muito mais. Caminhos empedrados, ladeados de sebes aparadas que, serpenteando entre os socalcos de beira-rio, conduzem a pequenos recantos e jardins. Sente-se o perfume das laranjeiras, o murmúrio dos choupos, o prazer de se estar tão longe e simultaneamente tão perto do mundo de todos os dias.
A cidade de Torres Novas fica mesmo ao lado, mas é de quietude o ambiente que se vive além dos muros da Quinta das Vieiras.


Espacos, Santarem

 

free counters
desde 24 Janeiro 2013

Voltar