Em Destaque


Casamento Duplo

 

Por não ser muito comum, é difícil encontrarmos regras para o cortejo de casamentos duplos. Sendo assim, quando duas irmãs ou dois irmãos decidem casar-se no mesmo dia e realizar uma só cerimónia, surgem inúmeras dúvidas.
Para tentar ajudá-los, montámos um exemplo de um cortejo de casamento de duas irmãs fácil de seguir e que, ao mesmo tempo, evita a sobrelotação do altar.

Primeiro as noivas devem decidir quem entrará primeiro. No caso de irmãs de idades diferentes, a mais velha entra primeiro. Vamos supor que a que entrará primeiro seja "a mais velha" apenas para ficar mais fácil de entender.
Nestes casos é sugerido que não haja a troca de pares durante o cortejo (pai do noivo com a mãe da noiva) porque isso ocasionaria uma grande confusão devido ao facto de haver os pais de dois noivos e apenas uma mãe das noivas. O melhor será posicionar os pais nos primeiros bancos para evitar a sobrelotação do altar e a confusão na altura da chegada das noivas.

Leia este esquema de cortejo e tente entendê-lo visualizando a cena.
Será necessário pelo menos um ensaio com todos os participantes para que tudo corra bem:

1- No início da cerimónia, a mãe das noivas aguarda o marido no primeiro banco à esquerda, juntamente com o pai do noivo que ficará à esquerda.

2- O pai do noivo que ficará à direita estará no primeiro banco à direita esperando a sua esposa.

3- Vamos supor que os padrinhos do primeiro casal fiquem à direita do altar e os padrinhos do segundo casal à esquerda. Aqui refere-se à direita e esquerda de quem olha para o altar de frente.

4- O noivo da irmã mais velha abre o cortejo com a mãe dele, seguido pelos padrinhos do primeiro casal que se posicionarão do lado direito do altar. A mãe ficará ao lado do filho até à chegada da noiva.

5- Entram as crianças com as alianças do primeiro casal (se houver) e posicionam-se próximos ao altar, do lado direito.

6- Entra a primeira noiva (irmã mais velha) com o pai que a entrega ao noivo. Enquanto isso a mãe do noivo dirige-se discretamente ao primeiro banco à direita ao lado do seu esposo. Os noivos sobem ao altar e ele ficará à direita dela, deixando espaço para os outros noivos.

7- Enquanto o pai das noivas sai pela nave lateral da igreja para buscar a filha mais nova, entra o segundo cortejo. O noivo da irmã mais nova abre o cortejo com a mãe dele, seguido pelos padrinhos do segundo casal que se posicionarão do lado esquerdo do altar. A mãe ficará ao lado do filho até à chegada da noiva.

8- Entram as crianças com as alianças do segundo casal (se houver) e posicionam-se próximos ao altar, do lado esquerdo.

9- Entra a segunda noiva (irmã mais nova) com o pai que a entrega ao noivo. Enquanto isso a mãe do noivo dirige-se discretamente ao primeiro banco à esquerda ao lado de seu esposo. Os noivos sobem ao altar e ele ficará à esquerda dela, de forma que ao se posicionarem diante do padre, as duas noivas fiquem lado a lado.

10- O pai das noivas também irá dirigir-se ao primeiro banco à esquerda e posicionar-se ao lado da esposa.
Na altura do "sim", o padre fará as perguntas ao primeiro casal e depois ao segundo.

Na saída:

11- Saem a irmã mais velha e o seu marido, as crianças, os pais dele e os padrinhos deles.

12- Saem a irmã mais nova e o marido, as crianças, os pais delas, os pais do noivo e os padrinhos deles.

Se preferir que os pais também fiquem no altar, faça o inverso: ao invés da mãe do noivo se dirigir ao primeiro banco quando a noiva chegar, o pai do noivo pode se dirigir ao altar e ficar ao lado dela. O mesmo vale para o pai do outro noivo. Os pais da noiva podem fazer o mesmo assim que ele entregar a filha mais nova ao noivo.

  Voltar