Em Destaque

É sempre uma parte delicada da organização de um casamento. Elaborar uma lista de convidados pode muito facilmente transformar-se num autêntico pesadelo. É por isso que o Zankyou lhe deixa aqui 8 dicas para facilitar essa tarefa.

 

-----------------------------------------------------------------------
8 Dicas para fazer uma lista de convidados
-----------------------------------------------------------------------

 

1 - A lista tem que ser feita a dois. Estruture a sua elaboração – de um lado os convidados da noiva; do outro os convidados do noivo. Não se esqueçam de colocar os nomes das pessoas que os pais de ambos gostariam eu estivessem presentes. Esta é uma tradição ainda muito vincada na nossa cultura.

2 - Fez a lista e aparecem-lhe 237 nomes! Não desespere. Começa agora a segunda fase – selecção de convidados. Não se sinta obrigada a convidar toda a gente que conhece. Amigos do Facebook? Fora da lista! Colegas de trabalho com quem troca meia dúzia de palavras por semana e com quem bebeu café duas vezes? Fora da lista! As amigas de juventude com quem deixou de falar há mais de 10 anos? Risque-lhes o nome da lista. Um casamento deve ser para a família e para os mais chegados. Mas chegados mesmo!

3 - Elabore a lista com antecipação. Lembre-se que ainda tem que efectuar os convites, recolher contactos, enviar e receber respostas. Tudo isso leva o seu tempo. E é da confirmação dos convidados que depende em muito grande parte da organização do seu casamento.

4 - As crianças são muitas vezes “esquecidas” quando se elabora uma lista de casamento. Porque são pequeninos e nem sequer se sentam na mesa dos pais… errado! Os mais novos são convidados como os outros e talvez até mais especiais. Pode até elaborar uma lista à parte e quando tiver confirmado os nomes de todas as crianças que vão ao seu casamento pense em ideias originais para eles. Porque não um buffet de guloseimas?

5 - Que tipo de casamento vai ter? Intimista e acolhedor? Ou quer uma festa em grande, com muita gente e animação? É preciso ter esta questão em conta. Se o que procura é uma cerimónia sossegada e recatada já sabe que com muitos convidados dificilmente a conseguirá.

6 - Muito importante – o local da cerimónia e da festa. Já se sabe que meter muitas pessoas em espaços pequenos dá mau resultado. Se quer muitos convidados opte por uma igreja de dimensões suficientes e escolha um local para a festa que tenha capacidade de acolher as pessoas com todo o conforto.

7 - O orçamento. Ora bem, é óbvio que mais convidados significam maior despesa. Pense no que é mais importante para si – oferecer mais e melhor aos seus convidados e convidar um menor número? Ou prefere ter mais gente na sua festa e diminuir, por exemplo, na qualidade dos pratos do copo-de-água ou cortar na animação?

8 - Seja sincera. Se tem mesmo que reduzir o número de convidados explique isso às pessoas, caso sinta essa necessidade. Não pode convidar aquela prima afastada que mora a 300 km de distância? Diga-lhe. Provavelmente ela nem se vai importar e até apreciará a sua sinceridade.

Esperamos que estas dicas ajudem. O importante é que não deixe o stress invadir a organização do seu casamento. Todas as tarefas podem e devem ser divertidas. Afinal está a fazer a lista de convidados que faz questão que estejam presentes no dia mais feliz da sua vida!

 

 

Fonte: Parceria My Best Wedding - Zankyou